Description
Maria Montessori defendia que o ambiente para crianças pequenas deveria ser limitado, com relações sociais previsíveis. No entanto o mesmo ambiente já não era apropriado à criança a partir dos 7 anos, o seu campo de ação deveria expandir-se e um maior entendimento do mundo deveria ser-lhe proporcionado.
A independência intelectual deve ser estimulada, ocorrendo uma transformação na psique do indivíduo que passa a compreender abstrações e utiliza a sua imaginação para questionar a verdade sobre o universo, explorando o conceito de justiça e experimentando a própria adaptação social. “A tarefa da educação é interessar profundamente a criança numa atividade externa à qual ela dará o seu máximo potencial” – uma citação que traduz claramente a necessidade de aproveitar este momento de intensa atividade intelectual e sede de conhecimento característica dessa fase de desenvolvimento.
Após sublinhar a importância de adaptar a educação para a fase em que a criança se encontra, demonstrando com exemplos práticos alguns tópicos de interesse e que fazem parte do currículo Montessori, Maria Montessori debate a educação na adolescência e o conceito de “Erdkinder” e também o papel da Universidade.
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